Contra alergia nasal e rinite – Loratadina

A Loratadina é um medicamento usado para quem tem algum tipo de alergia nasal, como rinite, e também para processos alérgicos da pele. O medicamento é contra indicado para gestantes e crianças menores de dois anos, além de portadores de deficiências renais, afetando principalmente portadores de hepatopatia.

Nesse caso, a dose deve ser reduzida, mas o ideal é que o paciente passe por uma consulta médica para saber a dose exata. É também preciso estar atento caso o paciente seja portador de Diabetes, porque o medicamento contém doses de açúcar.

Se ela for usada na proporção correta, dificilmente trará algum efeito colateral. Caso contrário, alguns dos efeitos são cansaço físico, enjoo, ressecamento das mucosas. E caso o uso do medicamento cause algum tipo de alergia, ele deve ser suspenso em no máximo dois dias.

Espirros e coceiras também podem ser resolvidos com a Loratadina. Esse medicamento é um anti-histamínico, ou seja, ele diminui os efeitos da histamina que é produzida pelo organismo quando ele começa a desencadear algum processo alérgico.

O motivo principal pelo qual gestantes não devem fazer uso da Loratadina é pela excreção dos componentes dos remédios através do leite materno. Uma criança recém-nascida que ingerir o leite com o anti-histamínico pode correr alguns riscos graves de saúde, uma vez que eles podem alterar algumas funções do metabolismo da criança.

Caso uma dose seja esquecida, é importante que não sejam consumidas duas doses para repor a última. O ideal é que ela seja consumida o quanto antes e que depois os horários sejam alterados de acordo com a última dose ingerida.

Loratadina

 

Contra Indicações:

No caso de ingestão excessiva do remédio, recomenda-se que o uso seja suspenso imediatamente e que o paciente procure um médico na hora. É importante salientar também que a pessoa que ingeriu uma alta quantidade não deve provocar vômitos até que passe por uma consulta.

Os efeitos mais comuns são enjoos e dores de cabeça, mas um dos efeitos colaterais também pode ser a aceleração dos batimentos cardíacos. Em casos de pacientes idosos que precisem fazer uso do medicamento, é recomendado que se mantenha as doses diárias recomendadas.